Joyce, Lucia e Maria Cristina; as irmâs Venancio seguram as bonecas em seu ateliê, na Vila Madalena.        Imagem: Acervo Preta Pretinha.

Preta Pretinha!

Uma vida dedicada à diversidade.

Quem Somos

A Preta Pretinha é uma organização de impacto social fundada no ano 2000 e sediada na cidade de São Paulo. É também InstitutoLoja, Ateliê, Oficina e Ponto de Cultura - titulação federal - com trabalhos nas redes de ensino e saúde públicas, comunidades, instuições do terceiro setor, empresas, centros culturais, entre outros, a partir de uma metodologia de pertencimento e valorização do indivíduo, independentemente de etnia, credo, orientação sexual, nacionalidade, deficiência, entre outros. Afinal, vida é diversidade!

História

Há 20 anos, no coração da Vila Madalena, na zona oeste da capital paulista, surgia uma pequena confecção e loja de bonecas de pano chamada “Preta Pretinha”. Criada pelas irmãs Joyce, Lucia e Maria Cristina Venancio, a Preta Pretinha notabiliza-se pela ancestralidade e memória familiar gerada nas irmãs por sua avó Maria Francisca, quem confeccionou as primeiras bonecas negras para as meninas, num ato amoroso de construção de identidade e representatividade. 

A Preta Pretinha produz e vende bonecas artesanais: negras, orientais, indígenas, indianas, muçulmanas, cadeirantes, entre tantas outras, e causa importante mobilização social ao dar visibilidade à diversidade humana a partir de suas criações. Tanto que atende escolas públicas e particulares que utilizam os bonecos para trabalhar a questão da autoestima, combater o bulliyng, além de incorporar o uso na dinâmica curricular. 


Também atende profissionais diversos como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, juízes da vara da infância e família, produtores de cinema e TV; além de editoras, agências de publicidade, entidades, universidades, empresas e todo o mercado corporativo em geral. Um universo de possibilidades e de criação, a partir da relação e da interação que só os bonecos e bonecas da Preta Pretinha conseguem proporcionar.

O Instituto

Percebendo o conceito e a empatia gerada pela representatividade de seus bonecos na sociedade, em 2009 as irmãs deram um novo passo: associadas, criaram o Instituto Preta Pretinha, justamente por entender que o trabalho da Preta havia transcendido a produção e a comercialização das bonecas.

 

Ao inserir essa representatividade na sociedade, a Preta Pretinha gerou impacto e consciência, mobilizando as pessoas para a diferença e para a convivência. Palestras, rodas de conversa, mediação de conflitos, oficinas de produção e gestão em economia solidária, intervenções culturais e literárias para o público idoso, adulto, jovem e infantil, são apenas algumas das atividades e ações propostas e desenvolvidas pela organização, desde o seu surgimento.


Presente e futuro
A Preta Pretinha tem um compromisso com a sociedade, a diversidade e com a construção de relações humanas dignas. Alinhada ainda à Década Internacional de Afrodescentes [2015-2024], instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU, balizamos assim nossa missão, visão e objetivo para o presente e o futuro da nossa organização.

Missão
Honrar a dignidade humana em toda a sua diversidade.

Visão
Ser a principal organização de impacto social à dignidade e à diversidade humanas.

Objetivo
Atuar como referência de representatividade a partir da manualidade, da cultura e da expressão humanas.

Preta Pretinha Bonecas e Presentes Ltda​

Rua Aspicuelta, 474 - Vila Madalena , São Paulo-SP

​03.780.917/0001-44

Telefone: (11) 3031-5385 / 99245-3456

redepretapretinha@gmail.com

Todos os direitos reservados. Copyright ©2000-2020